Imagem capa - Ensaio pré-wedding no interior de São Paulo: os 6 melhores locais por Ricardo Bragiato
Dicas para noivas

Ensaio pré-wedding no interior de São Paulo: os 6 melhores locais

Muitos casais ainda possuem dúvidas sobre fazer ou não fazer um ensaio e-session, ou ensaio pré-wedding. Antes de falarmos sobre as dúvidas, vamos falar sobre o que é cada um. 


E-session é a abreviação do termo Engagement Session, que significa sessão noivado. Nada mais é do que um ensaio fotográfico profissional para registrar o anúncio de um noivado. Já ensaio pré-wedding significa ensaio pré-casamento, que é o ensaio fotográfico profissional que acontece pouco antes da realização do casamento - geralmente acontece com um mês de antecedência. 


Existem dois principais objetivos que os casais esperam alcançar quando contratam esses serviços:

1 - conhecer melhor o trabalho do profissional que irá fotografar o seu casamento;

2 - utilizar as fotos profissionais para a identidade visual do casamento: convites, save-the-date, decoração, etc. 


Ou seja, são serviços essenciais não só para eternizar esse maravilhoso momento do casal, mas também para anunciar o casamento e decorá-lo. 


Aqui no Brasil a tradição dos ensaios fotográficos de casais demorou um pouco para chegar, mas foi muito bem recebida por esse povo de coração aberto, fazendo com que hoje a fotografia já faça parte da lista de principais fornecedores de casamento. 


Aqui no interior a procura também é grande, e muitas pessoas me pedem dicas de locais para fazer esse tipo de ensaio. Pensei bastante e resolvi listar para vocês os 6 lugares mais bonitos aqui da nossa região, do nosso rico interior de São Paulo, para realizar um ensaio fotográfico muito bonito com o seu amado (a). 


Bofete - Três Pedras


Formação rochosa maravilhosa feita de arenito vermelho. As Três Pedras faz parte da paisagem da Cuesta da região de Botucatu. Cuesta é um planalto com colinas e montes não simétricos, e essa região é protegida e conservada. 

É comum que grupos de pessoas caminhem pelas trilhas da cuesta por 3 horas para chegar às Três Pedras, mas você pode chagar até lá de carro e fazer belíssimas fotos com essa paisagem incrível. 


Pardinho - Gigante Deitado 


Também faz parte da Cuesta da região de Botucatu, porém o gigante deitado faz parte do município de Pardinho. Ele é perfeitamente visível pela rodovia que liga Botucatu e Pardinho, e muitas fazendas possuem mirantes para os turistas vislumbrarem melhor a paisagem - e tirar fotos, é claro!
Mas o que é o Gigante Deitado? Nada mais é do que formações rochosas que, de longe, fazem parecer um grande homem deitado no horizonte. É lindo! 


Jaú - Morro Vermelho 


O caminho que liga a parte urbana da cidade de Jaú para a fazenda Morro Vermelho é de tirar o fôlego, principalmente na primavera. A estrada é rodeada de ipês amarelos e a paisagem é perfeita para ensaios fotográficos românticos. 


Brotas - Parque dos Saltos


É o parque de mais fácil acesso da cidade de Brotas, com pequenas trilhas, passarelas de madeira, decks e quedas d'água. Todos os ambientes do parque podem render maravilhas fotografias. 


Botucatu -  Fazenda Lageado


Construção da segunda metade do século 19, que pertencia à uma grande fazenda de café. Hoje a instalação abriga o Museu do Café. Construções antigas com grandes campos à volta sempre renderão um bom ensaio, concorda? 


Limeira - Fazenda Morro Azul 


Um caminho de terra com corredor de árvores, lindas palmeiras imperiais à frente e um casarão de 1800 amarelo, azul e branco. Muito charme e nostalgia para o seu ensaio.