Imagem capa - Erros mais comuns no planejamento do casamento por Ricardo Bragiato
Dicas para noivas

Erros mais comuns no planejamento do casamento

Você com certeza não quer passar por esses apertos, não é mesmo? 

Então leia com atenção e siga nossas sugestões para que nenhum desses pontos comprometam o seu casamento dos sonhos. :) 


Não prever uma média de gastos - mínimo/Ideal/máximo


O modelo ideal para organizar os gastos com o casamento é estimar um valor mínimo que será gasto, o valor ideal e um teto de gastos. Você precisa se manter na média. Porém, se houver imprevistos, vocês podem atingir o teto de gastos sem precisar mexer na poupança. É como organizar o casamento já contanto com os imprevistos - e se prevenindo de estresse. 


Errar na ordem de contratação de produtos e serviços


Existe uma ordem coerente de contratação de produtos e serviços e tomadas de decisões quando o assunto é casamento. Isso é importante porque muitos pontos dependem de outros para que tudo saia perfeito. Siga as instruções:

- Decida qual vai ser o estilo do seu casamento, defina o número de convidados, para depois escolher a data, local e buffet. 

- Os trajes dos noivos devem conversar com a decoração e o local. Por isso, faça a escolha do vestido de noiva e do traje do noivo somente depois disso. 

- O buffet também pode fazer parte do tema do casamento, complementando a decoração e o estilo em geral. 


Cardápio sem variedade


É preciso considerar todos os convidados na hora de escolher o menu do casamento. Existem convidados com alergias à alguns alimentos? intolerância? E vegetarianos e veganos? Não tenha receio ao fazer essas perguntas às famílias e amigos. Afinal, é uma atitude de quem realmente se importa com o bem-estar de todos. 


Esquecer de alimentar os fornecedores 


Os garçons e garçonetes e toda equipe do buffet, fotógrafos, videomakers, etc. Todos eles precisarão de uma pequena pausa para se alimentar. Lembre-se de separar uma parte do buffet para os prestadores de serviço. 


Esquecer de pedir confirmação de presença 


Esse é um item essencial para que você tenha controle sobre a quantidade necessária de mesas, cadeiras, lembrancinhas, comida e doces. 


Não considerar o deslocamento dos convidados


Qual a média de carros? O espaço do estacionamento do local será o suficiente? Alguns convidados do qual suas presenças são indispensáveis moram longe? Onde irão se hospedar? precisam de ajuda? 

Lembre-se de que a presença deles é tão importante para você quanto para eles. Por isso, dê todo o suporte necessário. 


Não deixar tudo claro para os fornecedores


Expresse suas expectativas para as pessoas e empresas contratadas. É importante que suas expectativas x serviços oferecidos estejam alinhados para que todos fiquem felizes. 

Com relação a fotografia, por exemplo, diga ao fotógrafo quais são as fotos que você não abre mão que estejam no álbum de casamento. Com o videomaker, quais os momentos que não podem deixar de serem registrados. 


Não contratar assessoria de casamento


Imprevistos acontecem, certo? O que diferencia um casamento de sucesso com um casamento cheio de altos e baixos é a preparação para esses imprevistos. Caso aconteça algo, quem irá resolver enquanto o casamento acontece? A assessoria de casamento é indispensável para que os noivos possam curtir a festa e ter a confiança de quem existe uma equipe pronta para tudo. A assessoria também fica responsável pela organização de todos os fornecedores. 


E se você vai se casar no interior de São Paulo e ainda não contratou o serviço de fotografia, clique na imagem abaixo e conheça deixe-me apresentar o meu trabalho. :D